terça-feira, 27 de setembro de 2011

Atrás de Djokovic, Nadal faz "teste de suor" para melhorar hidrataçao




Nadal repete atitude de Djokovic e também recorre à medicina para melhorar rendimento em quadra. Foto: EFE
Nadal repete atitude de Djokovic e também recorre à medicina para melhorar rendimento em quadra

Depois de Novak Djokovic realizar exames que detectaram que ele era alérgico ao glúten, foi a vez de Rafael Nadal recorrer à medicina tentando melhorar o rendimento em quadra. Segundo melhor tenista do mundo na atualidade, o espanhol se submeteu a um "teste de suor" e agora espera pelos resultados que servirão como conselhos sobre as melhores estratégias de reidratação e nutrição antes e no decorrer das partidas.
O exame de Nadal foi realizado na Faculdade de Ciências do Esporte de Toledo e comandado pelo professor Ricardo Moro. Em reportagem publicada nesta terça-feira no diário As, o médico explicou que o tenista se exercitou em condições de bastante calor - similares às que ele encontrou em Córdoba, onde comandou a vitória da Espanha sobre a França no último fim de semana, pela semifinal da Copa Davis.
No laboratório se mediu a capacidade do atleta de dissipar calor por meio do suor e se observou como se elevava a temperatura corporal. Nos próximos dias também serão analisados a composição do suor do jogador e o estado de hidratação inicial antes dos exercícios.
Moro ressaltou que o "calor, caso se acumule nos tecidos corporais, pode chegar a reduzir a potência e o rendimento dos tenistas", lembrando ainda que esses atletas precisam "seguir golpeando a bola com a máxima velocidade depois de três ou quatro horas de jogo".
Nesta temporada, Nadal soma três títulos, incluindo o sexto da carreira em Roland Garros, mas perdeu a liderança do ranking para Djokovic. O sérvio bateu o rival em todas as seis vezes que o enfrentou na temporada e melhorou muito de rendimento desde o fim do ano passado. A evolução coincide com a data em que ele descobriu ser alérgico a glúten, passando a suprimir da dieta alimentos como pão, massa e biscoitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário