domingo, 24 de julho de 2011

LIEDSON x CIRURGIA NO JOELHO



A cirurgia no joelho do jogador do Corinthians Liedson foi realizada com sucesso. O jogador passa bem após ser submetido a uma artroscopia no joelho esquerdo. O atleta passará uma noite no hospital São Luiz, em São Paulo e após iniciará o tratamento fisioterápico no CT do clube paulista.

De acordo com a equipe médica do clube, a previsão de retorno as atividades será de quatro semanas. O prazo poderia ser diminuído se a gravidade da lesão fosse menor.

Liedson queixa-se de dores no local há mais de 30 dias. Por esse motivo vinha sendo preservado de determinados treinos e sendo observado constantemente pelos médicos alvinegros. O receio era maior pelo fato de o atacante já ter sido operado no joelho esquerdo quando atuava no Sporting, de Portugal. 



O que é a artroscopia?

É um procedimento minimamente invasivo que permite a visualização e testes mecânicos de todas as estruturas intra articulares com baixa morbidade através de um aparelho chamado artroscópio. Este contém uma fibra óptica que transmite a imagem do seu joelho através de uma pequena câmera para o monitor da televisão.  A imagem da TV permite que o cirurgião examine o interior do seu joelho e determine a origem do seu problema. Durante o procedimento, o cirurgião também pode inserir instrumentos cirúrgicos através de outra pequena incisão no seu joelho para remover ou reparar os tecidos lesados.
A artroscopia do joelho foi realizada pela primeira vez nos anos 60. Com os avanços dos aparelhos e a alta resolução das câmeras, o procedimento tem se tornado cada vez mais efetivo para ambos: diagnóstico acurado e tratamento apropriado dos problemas de joelho.
Hoje em dia, a artroscopia é um dos mais comuns procedimentos ortopédicos cujo objetivo é o retorno do paciente o mais rápido possível as suas atividades normais.

Imagem


A cirurgia artroscópica visa restabelecer a parte anatômica que encontra-se lesionada. Os sintomas da lesão são diretamente proporcionais as atividades realizadas pelo paciente. Evidentemente em atletas, os sintomas são muito incapacitantes.

Principais sintomas: DOR, DERRAME ARTICULAR E INCAPACIDADE PARA ATIVIDADES ROTACIONAIS.

O retorno as atividades físicas esportivas dá-se de forma gradativa sendo em média de 4 a 6 semanas após o procedimento. Atividades recreacionais podem ser iniciadas no dia seguinte da cirurgia.

Esse tempo de retorno está diretamente ligado a gravidade da lesão.


Imagem
Gustavo Kaempf

Nenhum comentário:

Postar um comentário